Instituto Verter
Centro de inovação e pesquisa

A Coordenação de Pesquisa fornece orientação técnica e suporte operacional à condução de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos, facilitando as necessidades gerais de serviços e apoio ao estudo.

O Instituto Verter tem como missão ajudar a melhorar a qualidade da saúde ocular no Brasil. É uma instituição de ensino, pesquisa e responsabilidade social e criou um centro de pesquisa clínica oftalmológico.

O objetivo da Pesquisa Clínica no Instituto Verter é colaborar para os avanços da Oftalmologia e tecnologia que são fundamentais para o nosso país. O conhecimento obtido por meio das pesquisas clínicas permite que novas e melhores opções terapêuticas sejam oferecidas à população

O Centro de pesquisa Clínica Verter fornece todo o suporte de estudos clínicos, disponibiliza um centro bem estruturado, equipe multiprofissional treinada e capacitada, investigadores credenciados ao sistema CEP-CONEP,  projetos delineados e executados de acordo com as Boas Práticas Clinicas e diretrizes normativas nacionais e internacionais de pesquisa clínica. Os pesquisadores podem contar com a estrutura de um dos melhores hospitais oftalmológicos do Brasil e toda sua riqueza de dados. 

O Centro apoia todos os pesquisadores que têm interesse em investigação clínica e pesquisas acadêmicas, científicas ou tecnológicas. O objetivo de descobrir ou confirmar os efeitos clínicos e/ou farmacológicos e/ou farmacocinéticos ou outros efeitos farmacodinâmicos e/ou qualquer reação adversa ao medicamento experimental.

Os profissionais envolvidos na gestão e coordenação também podem contribuir com orientações sobre o Sistema da Plataforma Brasil, CEP-CONEP.

Passo a passo para o pesquisador:

– Entre em contato com o centro através do e-mail: pesquisa.clinica@institutoverter.com.br;

– Solicite o Formulário para realização de pesquisas que deverá será validado e assinado pelo Chefe de setor e pela Diretoria Médica Científica;

– Realize a submissão do projeto para análise do CEP através da Plataforma Brasil incluindo todos os documentos pertinentes aplicáveis a sua pesquisa; para isso o pesquisador deverá se vincular através da aba “alterar meus dados”;

– Para obter a anuência da ANVISA, nos casos aplicáveis, é necessário que seja feita a elaboração de um Dossiê (DDCM ou DICD).

Envie o parecer de aprovação para o Centro de pesquisa do Instituto Verter e o projeto poderá ser iniciado.

Informações dos Órgãos Reguladores e documentos importantes para os pesquisadores: 

  • CEP – Comitê de Ética em Pesquisa Clínica. Responsável pela validação ética das pesquisas.

  • CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa Clínica. Responsável pela validação ética das pesquisas e aprovação dos CEPs. Aqui estão disponíveis as normativas para a proteção dos participantes de pesquisa. 

Destaque para: 

– Resolução nº 466/2012 – Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos

Carta Circular nº 13/2020 – tramitação de Eventos Adversos no Sistema CEP/Conep.

(http://conselho.saude.gov.br/comissoes-cns/conep)

  • ANVISA – Agência Nacional da Vigilância Sanitária. Responsável pela validação técnica. 

Destaque para: 

-Documento das Américas – Documento internacional, do qual o Brasil é signatário, que institui as Boas Práticas Clínicas (BPC) para realização de ensaios clínicos nas Américas

– Guia harmonizado do ICH – Guia de Boas Práticas Clínicas – adendo E6(R2)

– Legislação – Todas as normas da Anvisa organizadas em bibliotecas temáticas e uma lista de atos normativos.

– NotivisaEC – Formulário para notificação de Eventos Adverso Grave (EAG) em ensaios clínicos com medicamentos ou produtos biológicos.

– DDCM –Dossiê de desenvolvimento clínico de medicamento.

– DICD – Dossiê de investigação clínica de dispositivos médicos. 

(http://portal.anvisa.gov.br)

  • ICH – International Conferencel on Harmonisation of Technical Requirements for Registration of Pharmaceuticals for Human Use (Conferência Internacional para Harmonização dos Requisitos Técnicos para Registro de Produtos Farmacêuticos). Guia para condução de ensaios clínicos com padrões éticos e científicos visando garantir os direitos, bem-estar e segurança dos participantes de uma pesquisa e a credibilidade e rastreabilidade dos dados gerados pelo estudo, denominado Good Clinical Practice (GCP) ou Boas Práticas Clínicas (BPC).

https:// www.ich.org****Se você deseja PARTICIPAR de uma pesquisa clínica, entre em contato para saber se há alguma inovação em pesquisa que possa se enquadrar e contribuir. Estamos à disposição para tirar suas dúvidas através do e-mail: pesquisa.clinica@institutoverter.com.br ****